terça-feira, 21 de maio de 2013

Alimentos que turbinam o cérebro!



LIPÍDEOS


Lipídeos são nutrientes responsáveis por inúmeras funções importantes para o organismo, além de sua função energêtica, liberam maior quantidade de calorias por grama, as gorduras são também excelentes veículos de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras). Fornecem moléculas fundamentais para o organismo (prostaglandinas, lipoproteinas e colesterol) e ácidos graxos essenciais (imcapases de serem sintetizados pelo organismo,
necessitando serem introduzidos pela alimentação), incermentam o paladar dos alimentos e protegem contra variações de temperatura e contra a excessiva perda de água por transpiração. Quimicamente os lipídeos simples são ésteres de glicerol, moléculas constituidas por glicerol (que é um álcool) mais ácidos graxos. O glicerol contém três grupos hidroxila (OH), sucetíveis de reagirem com um, dois ou três ácidos graxos para formar as gorduras, que serão respectivamente mono, di ou triglicérides. A quase totalidade das gorduras alimentares são triglicérides. Com a fração glicerol a mesma em todos os tipos de lipídeos simples, a diferença entre eles reside então nos ácidos graxos, que podem vairiar segundo comprimento da cadeia carbônica, cadeia curta (quatro átomos de carbono), cadeia média ou cadeia longa (dezesseis a vinte átomos de carbono). Importantes como invólucro e fator de sustentação de órgãos do corpo, estende-se sob a pele constituindo verdadeira barreira térmica (mantém o calor). Reserva e fornecimento de energia nos períodos longos sem alimentação, principal fonte de tecidos adiposos.

Fontes:

Origem vegetal: Devem ser preferidos: Soja, azeite de oliva, margarina vegetal, óleos (girassol, soja, canola, milho, etc.) abacate, nozes, côco, avelã, castanha de caju, amendoim, amêndoas.
Origem animal: Devem ser evitados por serem ricos em colesterol, manteiga, nata, creme de leite, banha, toucinho e bacon.

Disponível em: <http://nutricao.org/lipideos> Acesso em 21 de maio de 2013.
CARBOIDRATOS



Carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc). 

Grupos:
Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos.
Em geral, o grupo dos carboidratos simples é formado pelos açúcares. Ao contrário do que muitos acreditam, ele não está presente somente em doces, mas também nas massas, arroz, etc.
No caso dos carboidratos complexos, estes são compostos em sua maior parte por fibras solúveis (podem ser dissolvidas em água) e insolúveis (não podem ser dissolvidas em água).

Função:
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. 

Disponível em: <http://www.todabiologia.com/saude/carboidratos.htm> Acesso em 21 de maio de 2013.

domingo, 19 de maio de 2013

PROTEÍNAS

Proteínas são moléculas muito importantes em nossas células. Eles estão envolvidos em praticamente todas as funções celulares. Cada proteína dentro do corpo tem uma função específica. Algumas proteínas estão envolvidas no apoio estrutural, enquanto outros estão envolvidos no movimento corporal, ou na defesa contra germes. As proteínas podem variar em termos de estrutura, bem como função. Eles são construídos a partir de um conjunto de 20 aminoácidos e têm distintas formas tridimensionais. Abaixo é uma lista de vários tipos de proteínas e suas funções.

Funções das proteínas:

Anticorpos - são proteínas especializadas envolvidas na defesa do organismo a partir de antígenos (invasores). Uma forma anticorpos destruir antigénios é, imobilizando-os de modo que eles podem ser destruídos por células brancas do sangue.

Proteínas contráteis - são responsáveis pelo movimento. Exemplos incluem actina e miosina. Estas proteínas estão envolvidas em músculo contração e movimento.

Enzimas - são proteínas que facilitam as reações bioquímicas. Eles são muitas vezes referidos como catalisadores porque acelerar as reações químicas.
Exemplos incluem a lactase enzimas e pepsina. A lactase quebra a lactose açúcar encontrada no leite. A pepsina é uma enzima digestiva que trabalha no estômago para quebrar proteínas nos alimentos.

Proteínas hormonais - são proteínas mensageiras que ajudam a coordenar as atividades de certas corporais. Exemplos incluem a insulina, a oxitocina, e somatotropina. A insulina regula o metabolismo da glicose, controlando a concentração de açúcar no sangue. A ocitocina estimula as contrações em mulheres durante o parto. A somatotropina é uma hormona de crescimento que estimula a produção de proteínas em células musculares.

Proteínas Estruturais - são fibrosas e fibrosa e de apoio. Exemplos incluem a queratina, colágeno, elastina e. Queratinas fortalecer revestimentos de proteção, como cabelo, penas, plumas, chifres e bicos. Colágenos e elastina fornecer suporte para os tecidos conjuntivos como tendões e ligamentos.

Proteínas de Armazenamento - armazenar aminoácidos. Exemplos incluem a ovalbumina e caseína. Ovalbumina é encontrada em claras de ovo e caseína é uma proteína à base de leite.

Proteínas de transporte - são proteínas transportadoras de moléculas que se movem de um lugar para outro em torno do corpo. Exemplos incluem hemoglobina e citocromos. A hemoglobina transporta o oxigênio através do sangue. Citocromos operam na cadeia de transporte de elétrons como proteínas transportadoras de elétrons.

Disponível em <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/proteinas/proteinas.php> Acesso em 19 de maio de 2013.

Bem Vindos!
 Aqui vamos aprender um pouco mais sobre BIOLOGIA.

"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe." Leonardo da Vinci

Boa semana!