quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O QUE É EMBRIOLOGIA?




Embriologia é uma ciência que trata do desenvolvimento de um embrião a partir da fecundação do óvulo para o palco feto. Após a clivagem, a células em divisão, ou mórula, torna-se uma bola oca, ou blástula, que desenvolve um buraco ou poros em uma extremidade. Atualmente, embriologia tornou-se uma área de investigação importante para estudar o controle genético do processo de desenvolvimento (morfogenes, por exemplo), sua ligação com a sinalização celular, sua importância para o estudo de certas doenças e as mutações e links para pesquisas com células-tronco. 

A embriologia tem quatro objetivos básicos, são eles:
  • Integrar o desenvolvimento pré-natal com as ciências e com as diversas vertentes da própria medicina, no intuito de entender os eventos da embriologia e otimizar o uso deste conhecimento, diminuindo os riscos na gestação.
  • Desenvolver e aplicar o conhecimento sobre os eventos que iniciam a vida humana e às mudanças que eles trazem para o feto, durante o período gestacional.
  • Auxiliar o entendimento das causas das alterações que ocorrem na estrutura humana;
  • Esclarecer a anatomia fetal e explicar como há o desenvolvimento das estruturas normais e anormais.

Fonte: Embriologia Humana. Disponível em: (http://www.infoescola.com/medicina/embriologia/) Acesso em 9 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário