terça-feira, 29 de abril de 2014

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE  A EDUCAÇÃO BÁSICA NACIONAL?


Assista ao vídeo e entenda de forma simples o funcionamento da Lei de Diretrizes e Bases da educação. A LDB orienta os rumos da educação brasileira e organiza a educação básica, a atual LDB é considerada um avanço porque dá liberdade para que cada estabelecimento de ensino se organize da forma possível para atender a escola de acordo com as suas necessidades. Bons estudos!


EDUCAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Um projeto com o intuito de alertar e conscientizar os alunos sobre a exploração do trabalho infantil.




O Ceará é o 15º estado em trabalho infantil do Brasil, segundo dados do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), com base no censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De um total de 847.465 crianças cearenses, 58.825 entre 10 e 14 anos trabalham. O número equivale a 6,94% das crianças do Ceará, diz o MPT. Preocupada com esses altos percentuais a Escola de Ensino Fundamental Desembargador Pedro de Queiroz, situada no centro do município de Beberibe, desenvolveu um projeto chamado "Educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente" nesse ano de 2014. O projeto foi desenvolvido pelo Prof.º Marcelino Silva e realizado na escola em parceria com a coordenadoria e os demais professores, o objetivo do projeto é conscientizar os alunos e a sociedade que as crianças e os adolescentes devem brincar e estudar, trabalhar apenas na fase adulta. Durante seis meses foram realizadas doze aulas específicas sobre a exploração do trabalho infantil, nessas aulas os alunos receberam informações e conteúdos sobre o tema central e foram propostas diversas atividades, ao final do projeto foi realizada uma exposição e os trabalhos foram apresentados na escola pelos alunos com a participação da população. Os resultados obtidos pela escola foram extremamente positivos, os alunos foram conscientizados dos malefícios de trabalhar antes do tempo e puderam repassar para a comunidade todo o conhecimento que eles tinham adquirido durante o projeto. 


Quer saber um pouco mais sobre a escola Desembargador e os outros diversos projetos em andamento? Então visite o blog: <http://desembargadorpedrodequeiroz.blogspot.com.br/>

Dados estatísticos disponíveis em <http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/06/ceara-e-o-15-estado-em-indice-de-trabalho-infantil-diz-mpt.html> Acesso em 29 de abril de 2014.

segunda-feira, 28 de abril de 2014


Olá leitores! Assisti a um documentário muito interessante sobre a educação brasileira "Pro dia nascer feliz" e diante de tantos problemas no sistema educacional brasileiro me veio a seguinte concepção:

Será que um dia a educação será vista com bons olhos no nosso país? Vivemos um verdadeiro caos na educação brasileira, escolas sem estrutura para funcionarem, professores desmotivados e alunos reprimidos por sua condição social. Os extremos da sociedade são assustadores, de um lado temos uma completa falta de estrutura educacional e de outro temos educação de qualidade oferecida apenas para uma pequena parcela da população.  

A rede pública de ensino enfrenta diariamente uma série de problemas. A estrutura das escolas que muitas vezes não possuem sequer coleta de esgoto e água encanada e potável para o consumo, professores desmotivados e que subestimam a capacidade de seus alunos e estudantes sem perspectiva de futuro, sem sonhos, sem objetivos, sendo esmagados e oprimidos diariamente pela sociedade. 

“O papel do professor na sociedade é muito importante, só que ninguém dá importância.” Prof.ª Celsa. De fato essa frase me intrigou muito, como o professor pode ser tão desvalorizado e desrespeitado no Brasil? Infelizmente o educador perdeu a sua dignidade, ele tem que suportar muitas coisas na sala de aula e o desgaste físico e mental é muito grande. Os alunos precisam de acompanhamento, tanto dos pais quanto da escola, o seu comportamento é reflexo dos problemas a que estão submetidos no dia a dia. A violência que toma conta do país, chegou a realidade escolar, existem muitos casos de briga e até morte, as vítimas tem seus sonhos e sua vida interrompida friamente, em um lugar onde se deveria buscar um futuro melhor, nos deparamos com a triste realidade violenta.

A verdade é que todos nós já estamos acostumados a ouvir problemas sobre a educação brasileira, mas ninguém faz nada. Diante desses diversos impasses, a escola deveria ser repensada, o modelo de escola que temos atualmente não funciona mais, é preciso repensar a educação e propor uma nova forma de ensinar, com intenção de mudar a realidade dos jovens e transformar a atual realidade social em que estão inseridos.


Documentário "Pro dia nascer feliz". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aHLCX8SYaeM> Acesso em 28 de abril de 2014.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O QUE FAZER PARA TORNAR A SALA DE AULA UM LOCAL INTERESSANTE?


Como transformar a atual realidade das escolas brasileiras? O desinteresse dos alunos na escola ocorre porque o conteúdo das matérias não dialoga com o cotidiano dos alunos. A série Educação.Doc exibida no Fantástico mostra exemplos de escolas que conseguem unir a realidade do aluno com os conteúdos escolares. A escola mostrada na reportagem inovou na maneira de ensinar, dando autonomia para os professores criarem maneiras diferentes de ensinar, as aulas são atraentes e os alunos gostam de estar na escola. "O problema é que muitas vezes a sociedade já olha condenando, mas agente precisa ter o olhar do novo e do positivo." Essa frase me chamou muito a atenção, a sociedade condena, muitas escolas são abandonadas porque são ditas como "perdidas", a educação precisa mudar e inovar para mudar a realidade que temos hoje. Assista o vídeo e veja como você pode mudar a realidade da sua escola!



O ENSINO PROFISSIONAL GANHA ESPAÇO NO BRASIL


"O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) converteu-se em um dos principais instrumentos eleitorais da presidente Dilma Rousseff para o eleitorado jovem. Neste ano, o governo pretende investir R$ 5,5 bilhões na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes por todo o País, um salto de 40% em relação ao que foi gasto no ano passado (R$ 3,9 bilhões)."

O ensino profissional vem crescendo muito no Brasil desde a criação do Pronatec, segundo o jornal O Povo "Desde a sua criação, em 2011, até março deste ano, foram realizadas mais de 6,2 milhões de matrículas, espalhadas por 3,8 mil municípios. A meta do governo é alcançar 8 milhões de matrículas e um total de 4,2 mil municípios até o final deste ano." Mas o que o governo estaria pretendendo com tanto investimento na educação profissional? Pois bem, o objetivo é qualificar de maneira rápida a mão de obra disponível no mercado. Sabemos que muitos profissionais espalhados por diversas áreas trabalham sem nenhuma qualificação, o ensino profissional além de ser mais rápido é mais eficiente para as pessoas que estão empregadas naquela área e também para aquelas que desejam se inserir no mercado de trabalho o mais rápido possível. Na região Nordeste cerca de 1,74 milhão de pessoas estão matriculadas em cursos de diversas áreas do ensino técnico, esse é um indicador de grande avanço para a nossa região que costuma sofrer com falta de profissionais. Esses cursos abrangem diversas áreas, inclusive os interiores (como é o caso da cidade de Beberibe, interior de Fortaleza-Ce, onde moro) aqui diversos cursos do Pronatec estão em andamento e a população está sendo muito beneficiada. O ensino técnico está mudando a realidade de muitas pessoas e a educação procura ganhar cada vez mais espaço no Brasil. 


Veja a reportagem completa em, Dilma busca uma marca na educação. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/politica/ae/2014/04/14/noticiaspoliticaae,3236064/dilma-busca-uma-marca-na-educacao.shtml> Acesso em 21 de abril de 2014.
MELHORIAS PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO




"O ministro da Educação, Henrique Paim, disse, nesta quarta-feira (9), que o Ministério da Educação (MEC) tem a meta de chegar ao final de 2014 com 10 mil escolas que adotam o Programa Ensino Médio Inovador, criado para apoiar e fortalecer propostas curriculares inovadoras nas escolas tornando o ensino mais dinâmico. Atualmente, 5 mil escolas adotam o método. Paim lembrou que o ensino médio é atualmente um grande desafio para a educação brasileira por concentrar a maior taxa de evasão e reprovação."

Existem muitas dificuldades no que se diz respeito ao ensino médio brasileiro, por conta disso o MEC tem o objetivo de mudar essa realidade através do Programa Ensino Médio Inovador, que promete ao aluno um novo jeito de ensinar. Nesse projeto os principais focos são a formação continuada dos professores e a educação integral, esses dois fatores são extremamente importantes para uma educação de qualidade. As escolas de ensino médio convivem com um grande problema: e evasão escolar, é preciso criar projetos e investir nesse setor para que se possa mudar essa atual realidade brasileira. Existem muitos planos para o ensino médio público, mas ainda é preciso investir nessa área para garantir ensino de qualidade aos jovens desse país.


MEC tem meta de dobrar programa Ensino Médio Inovador para 10 mil escolas até o fim de ano. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mec-tem-meta-de-dobrar-programa-ensino-medio-inovador-para-10-mil-escolas-ate-fim-do-ano-12151021> Acesso de 21 de abril de 2014.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A INATINGÍVEL QUALIDADE DA EDUCAÇÃO


"Como podemos saber se uma escola tem "qualidade"? Seria a "qualidade da educação" uma propriedade primária, como a cor de um objeto, cuja identificação é imediata? Bastaria olhar para a escola para enxergar "qualidade"? Seriam computadores e laboratórios índices inequívocos de qualidade? Qualquer aluno que tenha passado pela experiência de ter tido aula com um bom professor de literatura que interpretou de forma comovente um poema mimeografado numa página borrada sabe quão pouco decisiva é a técnica de reprodução para a excelência da aula. Deixemos de lado, pois, o fetiche do objeto como indicador de qualidade numa atividade que é fundamentalmente a troca de experiências humanas."

Será que um dia as pessoas estarão felizes com a qualidade da educação? Quanto mais o tempo passa, mais alto os padrões de educação vão ficando. Ter educação na escola não é somente ter computadores, livros ou laboratórios modernos, para que se tenha excelência na educação é preciso que haja um conjunto de fatores positivos, que vão desde a estrutura da escola, a merenda escolar, os recursos didáticos até professores qualificados e dispostos a contribuir para uma educação de qualidade. É preciso o esforço de todos, dos governantes para disponibilizar recursos, de alunos interessados em aprender, dos pais dispostos a acompanhar a educação de seus filhos e dos professores e educadores com ótima formação e disposição para mudar a realidade escolar no Brasil. Não devemos esquecer que apenas resultados numéricos e simbólicos não bastam, o que se deve levar em maior consideração são as experiências compartilhadas dentro das salas de aula.


Veja a reportagem completa de José Sérgio Fonseca, da qualidade da educação, disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/159/artigo234806-1.asp> acesso em 17 de abril de 2014.

terça-feira, 15 de abril de 2014

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO?


Assista a entrevista de Luis Nassif com a diretora do movimento Todos Pela Educação Priscila Cruz e o secretário de educação básica do MEC César Gallegari. Esse vídeo explana na prática o que ainda falta para melhorar a educação no Brasil. Nos últimos anos a educação vem avançando gradativamente, mas esse ritmo ainda é considerado lento, muitos investimentos estão sendo feitos e agora é preciso esperar o resultado positivo dessas metas. Veja e confira! 




AS INICIATIVAS DO BRASIL PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

"O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020 foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida."

Esse trecho foi retirado de um artigo do ministério da educação que tem como propósito expor os objetivos do Plano Nacional de Educação, esse plano foi criado com intuito de melhorar em vários aspectos a educação brasileira.  Todos tem direito a educação, mas na prática garantir a população esse direito não é tarefa simples. Algumas metas desse plano são a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade do ensino,  formação para o trabalho, promoção da sustentabilidade socioambiental, promoção humanística, científica e tecnológica do País, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, valorização dos profissionais da educação e a difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação. Essas medidas já estão sendo colocadas em prática para que o Brasil possa melhorar a educação e por consequência melhorar o desenvolvimento do país.

Leia o artigo na íntegra: Plano nacional de Educação - PNE. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107> Acesso em 15 de abril de 2014.

Olá leitores!

Estou voltando com as postagens, dessa vez vamos sair um pouco do universo da biologia e vamos falar sobre EDUCAÇÃO.  A educação é considerada uma das principais prioridades para iniciar o processo de mudança social e de desenvolvimento de um país.

Bons estudos (: