EDUCAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Um projeto com o intuito de alertar e conscientizar os alunos sobre a exploração do trabalho infantil.
O Ceará
é o 15º estado em trabalho infantil do Brasil, segundo dados do
Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), com base no censo 2010
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De um total
de 847.465 crianças cearenses, 58.825 entre 10 e 14 anos trabalham. O
número equivale a 6,94% das crianças do Ceará, diz o MPT. Preocupada com esses altos percentuais a Escola de Ensino Fundamental Desembargador Pedro de Queiroz, situada no centro do município de Beberibe, desenvolveu um projeto chamado "Educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente" nesse ano de 2014. O projeto foi desenvolvido pelo Prof.º Marcelino Silva e realizado na escola em parceria com a coordenadoria e os demais professores, o objetivo do projeto é conscientizar os alunos e a sociedade que as crianças e os adolescentes devem brincar e estudar, trabalhar apenas na fase adulta. Durante seis meses foram realizadas doze aulas específicas sobre a exploração do trabalho infantil, nessas aulas os alunos receberam informações e conteúdos sobre o tema central e foram propostas diversas atividades, ao final do projeto foi realizada uma exposição e os trabalhos foram apresentados na escola pelos alunos com a participação da população. Os resultados obtidos pela escola foram extremamente positivos, os alunos foram conscientizados dos malefícios de trabalhar antes do tempo e puderam repassar para a comunidade todo o conhecimento que eles tinham adquirido durante o projeto.
Quer saber um pouco mais sobre a escola Desembargador e os outros diversos projetos em andamento? Então visite o blog: <http://desembargadorpedrodequeiroz.blogspot.com.br/>
Dados estatísticos disponíveis em <http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/06/ceara-e-o-15-estado-em-indice-de-trabalho-infantil-diz-mpt.html> Acesso em 29 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário