O ENSINO PROFISSIONAL GANHA ESPAÇO NO BRASIL
"O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
converteu-se em um dos principais instrumentos eleitorais da presidente
Dilma Rousseff para o eleitorado jovem. Neste ano, o governo pretende
investir R$ 5,5 bilhões na oferta de cursos técnicos e
profissionalizantes por todo o País, um salto de 40% em relação ao que
foi gasto no ano passado (R$ 3,9 bilhões)."
O ensino profissional vem crescendo muito no Brasil desde a criação do Pronatec, segundo o jornal O Povo "Desde a sua criação, em 2011, até março deste ano, foram realizadas mais
de 6,2 milhões de matrículas, espalhadas por 3,8 mil municípios. A meta
do governo é alcançar 8 milhões de matrículas e um total de 4,2 mil
municípios até o final deste ano." Mas o que o governo estaria pretendendo com tanto investimento na educação profissional? Pois bem, o objetivo é qualificar de maneira rápida a mão de obra disponível no mercado. Sabemos que muitos profissionais espalhados por diversas áreas trabalham sem nenhuma qualificação, o ensino profissional além de ser mais rápido é mais eficiente para as pessoas que estão empregadas naquela área e também para aquelas que desejam se inserir no mercado de trabalho o mais rápido possível. Na região Nordeste cerca de 1,74 milhão de pessoas estão matriculadas em cursos de diversas áreas do ensino técnico, esse é um indicador de grande avanço para a nossa região que costuma sofrer com falta de profissionais. Esses cursos abrangem diversas áreas, inclusive os interiores (como é o caso da cidade de Beberibe, interior de Fortaleza-Ce, onde moro) aqui diversos cursos do Pronatec estão em andamento e a população está sendo muito beneficiada. O ensino técnico está mudando a realidade de muitas pessoas e a educação procura ganhar cada vez mais espaço no Brasil.
Veja a reportagem completa em, Dilma busca uma marca na educação. Disponível em: <http://www.opovo.com.br/app/politica/ae/2014/04/14/noticiaspoliticaae,3236064/dilma-busca-uma-marca-na-educacao.shtml> Acesso em 21 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário