terça-feira, 15 de abril de 2014

AS INICIATIVAS DO BRASIL PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

"O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) para vigorar de 2011 a 2020 foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional em 15 de dezembro de 2010. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida."

Esse trecho foi retirado de um artigo do ministério da educação que tem como propósito expor os objetivos do Plano Nacional de Educação, esse plano foi criado com intuito de melhorar em vários aspectos a educação brasileira.  Todos tem direito a educação, mas na prática garantir a população esse direito não é tarefa simples. Algumas metas desse plano são a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade do ensino,  formação para o trabalho, promoção da sustentabilidade socioambiental, promoção humanística, científica e tecnológica do País, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, valorização dos profissionais da educação e a difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação. Essas medidas já estão sendo colocadas em prática para que o Brasil possa melhorar a educação e por consequência melhorar o desenvolvimento do país.

Leia o artigo na íntegra: Plano nacional de Educação - PNE. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=16478&Itemid=1107> Acesso em 15 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário